domingo, 15 de dezembro de 2013

Instrumentos da História




No começo dos tempos, foi o vento assobiando nos bambus. Depois, quando o homem dominou o fogo, aprendeu a mantê-lo aceso soprando suavemente através de um caniço. Pode ter sido essa a origem da primeira flauta do mundo, por um grande acaso, há uns quarenta mil anos. O homem da pré-história, provavelmente, também usava seu corpo todo como um instrumento musical: batia os pés no chão, como cadência, batia palmas, sacudia colares e braceletes de ossos, de sementes ou de conchas, envolvendo-se completamente em sons, para falar com os deuses.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Tatuagem Demônio e Anjo, seu significado.




A representação tradicional do diabo ou demônio é bastante convencional. Isto é, trata-se de um sinal assentado pela tradição ocidental durante séculos, que é portador de um significado. De qualquer modo, é um sinal muito adequado, porque combina dois elementos : a racionalidade representada pela forma humana ( única forma visual que conhecemos de ser racional) e a bestialidade simbolizada pelos cornos(chifres),rabos ou garras. De modo que estamos de um símbolo muito simples, reflete tanto a inteligência, quanto ao caráter cheio de fúria, de animalesca bestialidade que caracteriza o instinto animal do ser humano.





O anjo, ao ser representado como homem com asas, é um modo de significar pelo aspecto humano a racionalidade pelas asas e sutileza. Isto é, as asas representam a capacidade de transportar-se de um lugar a outro a vontade, sem obstáculos. Também é curioso observar que os anjos são representados vestidos, enquanto os demônios não, como sinal de seu caráter bestial.

domingo, 17 de novembro de 2013

Sobre a Água

O que é a Água?

Em determinadas condições de temperatura,pressão, um átomo de oxigênio e dois de átomos de hidrogênio se unem, formando a molécula de água que se registra como H20.









Quais são os estados da água?

Sólido, as moléculas de um pedaço de gelo têm a forma de pequenas pirâmides. Ficam presas pelas extremidades assim não podem se deslocar.

Vapor, É a água em estado gasoso, a água ferve a 100ºC, evapora-se e torna invisível, pois as moléculas se dispersam.

Líquido, numa gota de água, há bilhões e bilhões de moléculas que não estão úmidas firmemente entre si. Quando a água flui, essas moléculas misturam-se uma com as outras. Por isso, a água não tem forma fixa.


A magia da água

Ela pode dissolver um pedaço de açúcar: suas moléculas atraem as moléculas do açúcar, que se espalham na massa líquida. Ela dissolve também gás, sais minerais, sabão e líquidos como o álcool. A superfície da água oferece uma certa resistência, devido às forças que aí se manifestam : assim, uma gota de água tem uma superfície abaulada, e uma aranha-d'água pode andar sobre ela. A água em estado líquido também é incompressível ou seja,seu volume não pode ser reduzido.



Reservas de água, mares e oceanos

A terra possui 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água, dos quis 97% são salgados. Três quartos de água doce são gelados e ficam nos pólos. Existem cinco oceanos, do tamanho semelhante ao dos continentes. Os mares são menores, e alguns deságuam nos oceanos.

Sal do mar

A água do mar contém cerca de 35 gramas de sais minerais por litro. O principal é o cloreto de sódio ( sal de cozinha). Desde que surgiu, a água espalhou-se no solo,penetrando depois no interior da terra e levando consigo os sais minerais contidos nas rochas, o que, pouco a pouco, tornou salgados os oceanos.



terça-feira, 2 de abril de 2013

Biografia - Maria Sibylla Merian



Maria Sibylla Merian (02 de abril de 1647 - 13 de Janeiro 1717) foi um naturalista alemão e ilustrador científico que estudaram as plantas e insetos e fez pinturas detalhadas sobre eles.

 Maria Sibylla Merian nasceu em 2 de abril de 1647, em Frankfurt, em seguida, uma cidade imperial livre do Sacro Império Romano, para a família do gravador suíço Matthäus Merian e editor, o Velho. Seu pai morreu três anos depois, e em 1651 se casou com sua mãe ainda vida pintor Marrel Jacob. Marrel encorajados Merian para desenhar e pintar. Na idade de 13 ela pintou primeiras imagens de insetos e plantas a partir de amostras que tinha capturado.
"Na minha juventude, eu passei o meu tempo a investigar os insetos. No início, eu comecei com bicho da seda em minha cidade de Frankfurt. Percebi que outras lagartas produziu lindas borboletas ou mariposas, e que os vermes de seda fez o mesmo. Isso me levou para coletar todas as lagartas que eu poderia encontrar, a fim de ver como eles mudaram ". (prefácio de Surinamensium Metamorphosis insectorum - Metamorfose dos Insetos do Suriname)

Em 1665 aprendiz Merian Marrel casado, Johann Andreas Graff de Nuremberg, seu pai era um poeta e diretor da escola local, uma das principais escolas de 17 do século Alemanha. Dois anos mais tarde, ela teve seu primeiro filho, Johanna Helena, ea família mudou-se para Nuremberg. Enquanto vivia lá, Maria Sibylla continuou pintando, trabalhando em pergaminho e roupa de cama, e criando projetos para os padrões de bordado. Ela deu aulas de desenho para filhas solteiras de famílias patrícias ricos (seu "Jungferncompaney", ou seja virgem grupo), o que ajudou sua família financeiramente, e aumentou a sua posição social. Este ofereceu-lhe o acesso aos mais belos jardins, mantidos pelos ricos e elite.




Imagens : Google
Fonte : Wikipedia