domingo, 15 de dezembro de 2013

Instrumentos da História




No começo dos tempos, foi o vento assobiando nos bambus. Depois, quando o homem dominou o fogo, aprendeu a mantê-lo aceso soprando suavemente através de um caniço. Pode ter sido essa a origem da primeira flauta do mundo, por um grande acaso, há uns quarenta mil anos. O homem da pré-história, provavelmente, também usava seu corpo todo como um instrumento musical: batia os pés no chão, como cadência, batia palmas, sacudia colares e braceletes de ossos, de sementes ou de conchas, envolvendo-se completamente em sons, para falar com os deuses.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Tatuagem Demônio e Anjo, seu significado.




A representação tradicional do diabo ou demônio é bastante convencional. Isto é, trata-se de um sinal assentado pela tradição ocidental durante séculos, que é portador de um significado. De qualquer modo, é um sinal muito adequado, porque combina dois elementos : a racionalidade representada pela forma humana ( única forma visual que conhecemos de ser racional) e a bestialidade simbolizada pelos cornos(chifres),rabos ou garras. De modo que estamos de um símbolo muito simples, reflete tanto a inteligência, quanto ao caráter cheio de fúria, de animalesca bestialidade que caracteriza o instinto animal do ser humano.





O anjo, ao ser representado como homem com asas, é um modo de significar pelo aspecto humano a racionalidade pelas asas e sutileza. Isto é, as asas representam a capacidade de transportar-se de um lugar a outro a vontade, sem obstáculos. Também é curioso observar que os anjos são representados vestidos, enquanto os demônios não, como sinal de seu caráter bestial.