sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Um Planeta Azul


Nosso planeta deveria chamar-se ''Mar'' em vez de ''Terra'', pois a água recobre maior parte de sua superfície! A  água originou-se no centro do universo, quando o oxigênio, proveniente das estrelas, atraiu o 
hidrogênio, o material mais antigo do cosmo.

Há 4,5 bilhões de anos, a jovem Terra era uma bola de magma em fusão eriçada de vulcões. Os gases carregados de vapor de água contidos nos magmas escapavam dos vulcões para atmosfera.Posteriormente, a Terra resfriou, o vapor da atmosfera se condensou e caiu sob a forma de chuva, iniciando-se o ciclo da água. Essa chuva encheu as cavidades do planeta, criando os oceanos. Milhões de anos mais tarde, surgiu a vida nos mares

Nova Abbey Road ?



Curioso não? Os artistas conhecidos como Joe e Max, criaram uma obra de arte em 3D incrível em Londres, Inglaterra...reconhece essa cena? Sim é a famosa Abbey Road!Não é fantástico? Nosso mundo passou por tantas mudanças, revoluções musicais, e mesmo assim os Beatles continuam sendo eternos. Passem 50 anos ou mais eles sempre estarão lá, sejam com suas belas músicas ou como artes como essa.




Um Relógio no Céu


                          A estrela polar é  única estrela que parece estar imóvel sobre nossas cabeças, porque está alinhada com o eixo de rotação da Terra. Ela sempre indica o norte, todas as estrelas desse hemisfério parecem girar em torno dela.


A estrela polar guiou muitos viajantes durante milhares de anos. Os navegadores se orientavam durante a noite graças a ela e algumas constelações, como a Ursa Maior. Essa constelação faz, em vinte quatro horas, a volta completa em torno da estrela polar, sua posição no céu permite saber a hora da noite.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Opéra Chinesa


Sobre o palco, nem cortina, nem cenário. De repente, soa o gongo. Um personagem aparece, com uma túnica de sede laranja enfeitada com um dragão. Seu rosto brilha, inteiramente maquiado. Seus olhos giram nas órbitas. Ele canta e dança, encadeando movimentos estudados, estranhos, como se fossem insetos rastejando.

Subitamente, ele pára e fica imóvel...Depois, com uma pirueta inesperada, o ator desaparece , ao som de uma série de golpes de congo. No teatro chinês,  o mimo, a ópera e a acrobacia se fundiam, seguindo velhas tradições de dezenas de séculos.

O público não ia ao espetáculo pela história, que muitas vezes já conhecia, e sim admirar sua beleza, a perfeição da representação e sobretudo o bom desempenho dos atores.




As maquiagens, com seus desenhos e suas cores favoreciam diversas interpretações:
O branco-mate, simbolizava a traição, o negro, a lealdade e a honestidade, o azul a coragem ou a arrogância.
O amarelo por sua vez designava os calculistas,racionais e o verde, os orgulhosos.

Desenhos mais simples e as cores sóbrias eram reservados aos personagens mais nobres. As maquiagens  assimétricas caracterizavam os malvados. Quanto mais complicado sua maquiagem, mais violento era o personagem.