segunda-feira, 26 de maio de 2014

Violino

No começo do século XVIII, na sua oficina em Cremona, na Itália, Stradivarius, mestre em luteria, começa um longo trabalho. Ele escolhe os pedaços de madeira: ácer, pinho, ébano. Depois, ele os corta, escava e lhes dá forma. Quando acaba as 70 peças, ele as monta como um quebra cabeças: algumas partes são coladas, outras se ajustam com perfeição, sem o menor prego.
finalmente, ele dá o último retoque em sua obra aplicando um verniz castanho avermelhado...um verniz maravilhoso que vai dar ao violino sua cor quente.

Das mãos de Stradivarius foram criados dessa forma cerca de mil violinos, de uma perfeição jamais igualada.


 São feitos orificios no cabo para as cravelhas de ébano, sobre as quais serão retesadas as cordas.                                                                              

O verniz, composto de diversos ingredientes, é espalhado em cerca de dez camadas, este trabalho delicado pode durar longos meses; A receita do verniz Stradivarius continua sendo um mistério. Enquanto a cola seca, os parafusos de rosca mantêm juntas as peças que formam a caixa de ressonância do violino.

O arco é uma vareta na qual é fixada uma longa meca de crina de cavalo.

  

Fabricando um violino:

1- O artesão em luteria traça os contornos do violino a partir de modelos.

2- Com um molde e uma lâmina de carvalho, ele faz as talas (os lados)que são fixadas e coladas.Depois, com ajuda de uma goiva,ele faz o esboço das outras peças do corpo do violino.(a caixa de ressonância). O fundo da caixa feita com uma lâmina de ácer.

3- Com o pinho, ele dá forma à parte de cima da caixa do violino, chamada tábua de harmonia. Depois, com uma plaina, ele lixa todas as asperezas para obter uma mesa bem lisa.

4- O violino está pronto. Às vezes, alguns artesãos, ficam tão apaixonados pelo instrumento, no qual trabalharam durante meses, que se recusam a vende-lo. O amor pela própria criação supera limites.


                           Niccolò Paganini,compositor e violinista italiano que revolucionou a arte de tocar violino.                                                                 Um virtuoso do seculo XIX

Nenhum comentário:

Postar um comentário