quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Piano, o rei dos instrumentos

A parte interna de um piano contém um mecanismo de mais de 6000 peças! Cada tecla do teclado aciona um martelo revestido de feltro que bate numa corda de aço. O piano foi inventado em 1698 pelo italiano Cristofori.





 Porém foi o francês Erard quem, depois de quarenta anos de pesquisas, apefeiçoou em 1821 um processo que revolucionou a técnica do instrumento : uma pecinha de madeira, instalada no centro do mecanismo, permite tocar uma tecla tantas vezes e tão depressa quanto se queira. Assim os dedos dos músicos podem correr sobre o teclado, liberando torrentes de notas.



''O Piano é, para mim, o que para um marinheiro é sua fragata, o que é para o árabe é seu cavalo, é minha vida.'' Palavras de Franz  Liszt.

É também instrumento favorito dos românticos, claro. Minhas melhores poesias foram escritas ao som de um piano. Hoje em dia infelizmente, ele não é tão popular quanto antigamente. O piano é um instrumento muito expressivo por isso não pode ser comparado a nenhum outro instrumento de teclado.

Em meados do século  19 ,americanos como Chickering e Steinways deram sua contribuição para o desenvolvimento do piano. Aqui estão alguns dos desenvolvimentos do ocorrido naquela época: 

Em 1843 Chickering fez um concerto de piano de cauda com uma estrutura de ferro fundido e Steinways deu mais um passo no desenvolvimento do piano de cauda.
Três seqüências foram usadas para cada nota, em vez duas para todos, mas as notas mais baixas.
Jean-Henri Pape, um fabricante de Paris veio com a idéia de usar martelos sentiu em 1826. Os martelos sentia eram mais brandas e manteve a seqüência de caracteres em sintonia.
O pedal foi inventado em 1844 por Jean Louis Boisselot e melhorado por Steinways em 1874.





                            



Nenhum comentário:

Postar um comentário